quinta-feira, 17 de novembro de 2016

♥ Papeando com a Marii ♥

Loja Virtual x Loja Física


Oii gente..
Tudo bom ??
Já estão participando do sorteio da apostila do Thomas e seus amigos?? Nãããão?? Corre que dá tempo… o sorteio irá acontecer no próximo dia 23. (Para o sorteio CLIQUE AQUI)

Deixa eu te perguntar.
Aonde você compra seus materiais de trabalho?
Hoje vim dizer como eu compro os meus. O prós e os contras. E se vale a pena ou não comprar pela internet e pagar o bendito frete.

Para quem não sabe, eu moro no Rio de Janeiro.
No Centro do Rio de Janeiro  tem uma infinidade de lojas que deixa qualquer artesã louquinha. Rs
Do meu bairro para o centro do RJ tem mais ou menos uns 32km , se bobiar até um pouquinho mais. E no meu bairro eu encontro 3 lojas com materiais que uso para para produzir meus trabalhos.
Essas três lojinhas que tenho no meu bairro salvam a minha vida na hora que preciso de um material de “emergência”. Mas o valor sempre é cruel. As vezes sai quase 100% a mais do valor do mesmo produto vendido no centro do RJ.
“Ooo Marii, tu é burra heim, pq tu não vai ao centro do Rio  e compra tudo lá??”
Vou te explicar o por que.

De 100% dos meus materiais, 90% deles hoje eu compro pela internet.  Isso mesmo, internet… compro, pago pelo produto e pelo frete e espero chegar!
“Mas compensa?”
Sabe aquela frase:  “Cada caso é um caso!” ??
Então… essa é a minha resposta para pergunta acima.
No meu caso compensa muuuuito pelo seguinte fatores: CONDUÇÃO, TEMPO e FILHA.

CONDUÇÃO:  Você lembra lá em cima que eu disse que daqui do meu bairro para o Centro do RJ era de mais ou “mais” (acho que o mais se aplica melhor que o menos nessa frase.. haha) 32 km ?? Então… além disso eu não dirijo… hahahaha… ou seja, entro no busão, rezo pra ter um lugar pra sentar, ponho o sono em dia… pq até chegar no meu destino dá pra fazer isso… e rezo pra chegar inteira e com o celular na bolsa.. hahahahaha.
O trânsito aqui tem se tornado cada dia mais impossível de tolerar… ou seja, mais tempo sentada esperando chegar… isso na ida… mas tem a volta! Dá calafrios só de pensar.. rsrsrs.

TEMPO: o tempo que eu perco indo ao centro da cidade (ou qualquer outro bairro, ou até mesmo nas lojinhas físicas do meu bairro), presa no trânsito com a bunda quadrada, escolhendo material, correndo o risco de me sabotar e comprar mais e mais material só por gostar de comprar materiais… rsrsrsrs.. é o tempo que eu estaria montando uma peça. Ou seja, é um tempo onde eu estaria colocando mais dinheiro para dentro do meu orçamento.
Sem contar que, eu não vou sozinha. Lembra que eu disse que vou de ônibus? Pois é… eu e a minha filha. Imagina isso… andar, escolher material, filha chora com fome, com sono, cansada e o estresse sobe na minha cabeça !!! Comprar coisas gostosas de serem compradas nessas condições não rola! Outro fator… e a fome? Aaah tá, tu acha que eu vou me despencar daqui, ficar sem comer um lanche com a pequena na rua?? E nessas horas você está no deserto do Saara, e brota um fast food na sua frente do nada de coisa nenhuma… sem pensar duas vezes é lá que a gente para pra comer e fica mais uma notinha de $50 por lá… rsrsrs !!!
Chegar em casa depois de um dia desse, é banho e cama na certa !!! E no dia seguinte as dores de carregar sacolas, filhas e andar com um sol torrando a cabeça ficam como lembrança rsss .

FILHA: A Sophia tem horário pra tudo… imagina eu na rua com ela… fico louca. Rsrsrs
Já sou atrapalhada sozinha, com ela então acabo multiplicando essa loucura por dois. 
Levar uma criança num banheiro da rua, é complicado. 
Parece que na rua a fome vem mais forte que o normal. 
Ela cansa e pede colo. 
O calor do RJ torrando as nossas cabeças, suando… 
aaaaaaaaaaaaaaah… tá me dando coceira só de pensar! Rsrsrsrs
Definitivamente não dá.

Resumindo o resumo, rsrsrs, todo o gasto físico, psicológico e financeiro que eu teria na rua, eu pago o frete. Já fiz compras de feltro onde a compra somou mais de 300,00 e eu paguei 37,00 de frete por SEDEX . Vale a pena?? Muuuuuuuuuuito!

(Compra Fácil By Kah Klein)

(Artye)


A dica é: Bom, esse mês eu tenho que comprar feltro. Vou no site onde eu compro, e aproveito e vejo se tem mais alguma coisa eu eu precise, pois então aproveito o frete e já compro tudo que preciso. Sem  contar que tem sites que te dá frete gratuito acima de um determinado valor da compra. Geralmente essa modalidade eles mandam por PAC, mas mesmo assim vale a pena.

Quando eu compro em loja física eu sempre pago mais caro que o normal, pq acabo comprando no meu bairro. Oooou quando vou na casa da minha mãe. Ela mora pertinho de uma loja aqui no Rio que tem todo o material de artesanato que uma artesã precisa. Eu piro quando vou lá… e sempre me saboto e compro coisinhas a mais. Rsrsrs !!  


(Loja Caçula) 

(Loja Caçula)


Hoje por exemplo, estou produzindo umas lembrancinhas para batizado. E a minha cliente pediu para incluir mais 15. Se eu tivesse que comprar pela internet, ficaria louca.. rsrsrs.. pq tenho que entregar na próxima semana. Mais como a minha mãe vem aqui hoje, já pedi pra ela passar na mega loja perto da casa dela, e comprar os materiais para completar essas lembrancinhas. Rsrs.

Tudo vai depender da sua situação real. No meu caso vale a pena!

Acho que o único CONTRA para todas as pessoas é quando a peça ou material chegam danificado ou não vem de acordo com  o que você pediu. Quando o tecido vem desbotado ou o feltro “ralo”. Ou quando o serviço dos correios, atrasa mais que o esperado, ou perde a sua mercadoria… aí sim é de surtar e ficar preocupada com as compras virtuais.
De  tudo isso, a única coisa que passei foi com atraso da entrega de um produto que comprei pelos correios. Fora isso, nada além.

É importante que você tenha referências daquela loja virtual. É legal observar as avaliações da loja, e se não tiver avaliações, procurar pesquisar sobre ela com as  colegas artesãs ou no nosso amigo que sabe de tudo “google”.

Faz o teste, vai pra rua comprar seus materiais… anote tudo que gastou, financeiramente, fisicamente e psicologicamente. E depois faça uma compra virtual. Compare a s duas e veja o que é mais vantajoso pra você e conte pra gente.


Beijos gente, até a próxima quinta.





Nenhum comentário:

Postar um comentário