quinta-feira, 10 de novembro de 2016

♥Papeando com a Marii♥

Trabalhando em casa

Oi genteee, tudo bom?
Hoje a coluna saiu um pouquinho mais tarde por conta de imprevistos pessoais que aconteceram nos últimos dias.
Bora bater um papo? Quero que você me conte uma coisa.
Você trabalha somente com artesanato? Como organiza seu tempo para fazer  seu dia render? Tem algo que te impeça ou te atrase no tempo da sua produção de encomendas? O que?


 Me conta aí, que eu vou te contar quais foram as dificuldade que encontrei quando comecei a trabalhar com artesanato, e como consegui organizar esse tempo de trabalho em casa.
Quando comecei a trabalhar em casa, acho que foi muito dificil para algumas pessoas próximas a entenderem que aquilo ali que eu estava fazendo era sério. Que eu queria ter "aquilo" como profissão. Que “aquilo” ali tinha que dar certo, ou dar certo.

Minha pequena nasceu, e eu não tinha com quem deixa-la. Era eu e ela durante a semana toda. Queria ficar com ela em casa e acompanhar seu crescimento. Mas sabia também que nesse meio tempo eu deveria me dedicar a especialização de alguma coisa para que eu pudesse ter o meu dinheiro. E para que no futuro eu não tivesse que c omeçar do zero com ela já grandinha.
Por aqui, eu comecei fazendo de tudo um pouco. Quando começamos a trabalhar com artesanato, pegamos todos os tipos de encomenda, até sabermos o que realmente vamos querer ter  como objetivo de trabalho.. uma linha a seguir (mas deixa esse assunto para uma próxima vez).

A maior dificuldade sempre foi trabalhar um tempo grande sem interromper aquilo que eu estava fazendo.
Quando comecei a trabalhar com artesanato a Sophia já tinha uns 7 meses, então ela já se alimentava com refeições como almoço, janta e lanche. A minha meta era entre as refeições produzir o máximo que eu conseguisse.
A parte da manhã, sempre ficava para cuidar das refeições (já adiantava a janta também), das roupas que tinha pra lavar, da casa e dar atenção pra ela. Então de manhã era muito dificil eu sentar pra trabalhar.
Entre um a coisa ou outra, eu fazia a publicação de peças prontas, que eu já tinha feito, para divulgar    meu trabalho.
Até pq no início, não temos tantas encomendas, e é aí que mora o segredo. Eu catava todos os moldes gratuitos da internet pra fazer. E assim ia aperfeiçoando meus pontinhos e técnicas dos respectivos trabalhos.
Sempre acostumei a Sophia dormir depois do almoço. Então depois do almoço, era a hora que eu ficava alucinada trabalhando direto na encomenda da vez. Para fazer meu tempo render e eu não ficar presa por muito tempo naquele trabalho.
As vezes ela dormia a tarde inteira (das 13hr até as 16:00), e esses dias eu conseguia adiantar muito o trabalho. Daí quando ela acordava, eu ia dar lanche, atenção, banho, brincar.
Quando mais novinha, ela ia dormir no máximo as 19:00, e ia a noite interia dormindo até as 6:00 da manhã do dia seguinte. O que era uma benção, pois assim que ela dormia eu voltava correndo pra trabalhar mais um pouco.
Banho?? Hahahahaha … Só nela durante o dia… eu mesmo só tomava banho na hora de dormir, tinha noites que o trabalho ia de um jeito tão gostoso que quando eu via já era madrugada.
Naqueles dias que ela não seguia a rotina dela, geralmente eu via o dia amanhecer! Rsrs .. Quem nunca, né ?
Mas sempre trabalhei com ela ali no meu pé… no chão, no cercadinho até no colo. Ela hoje, com 2 anos e 9 meses, sabe que meu trabalho é em casa.

(Quando meu Ateliê era no cantinho da sala, a mãozinha dela ia em todos os lugares que não podia, na verdade até hoje ela é assim. Mas hoje sabe que está fazendo besteira.. .. e mesm o assim muitas vezes faz.. hahaha)

(Ela brincando no cercadinho enquanto eu trabalhava)

Limitei muito minhas visitas na parte da tarde,  hoje consigo não receber ninguém durante a semana. Trabalho é trabalho, né? Mesmo que seja em casa. Temos que por limite se não, vira bagunça.
Hoje a Sophia já me deixa trabalhar por um tempo maior sem ficar me chamando o tempo todo. Tiro minha manhã para ela e para a casa… e umas horinhas antes dela dormir (ela continua dormindo cedo, o mais tarde que ela dorme é as 21:00) para brincar só com ela. Aquele momento de sentar no chão e esquecer do mundo.
( Sophia sempre teve um cantinho no Ateliê, para poder ficar bem pertinho e me ver trabalhando)

(Nosso Pit Stop para brincadeiras)

Eu particularmente, gosto muito de trabalhar nas madrugas. Gosto muito mesmo. Então tem noite que fico ligada no 220 preparando todas as encomendas. Mas tem aquele dia que bate o cansaço e acabo deitando mais cedo.  Acredito que 2017, com  a pequena indo para a creche, os horários se acertem mais.

Para ajudar  a me organizar melhor, no DOMINGO eu sento, e organizo tudo aquilo que tenho que fazer durante aquela semana. E assim TENHO que fazer e cumprir com as metas diarias.

Você também trabalha em casa com um bebê pequeno?
A primeira coisa que aprendi nesses últimos 2 anos foi: NÃO SE COBRE MUITO !
Seu filho precisa de atenção. E você trabalhar. Então tenha um plano diário para que você possa segui-lo  e conforme o tempo ir aumentando a meta em cada um deles.

Tenho certeza que conseguirá assim como eu.

Aliais… se eu consegui.. todo mundo consegue. Nunca achei que daria conta de tanta coisa sozinha! Rsrs

(Minha ajudante aprontando)

Não é fácil, tem dias que você que largar tudo e sair c orrendo, outros que você acha que não vai dar conta de tanta encomenda, mais casa, mais filho, mais família, mais tudo...
Mas no final tudo se resolve...
Aprendo que UM DIA DE CADA VEZ as coisas se resolvem!

Beijoos,
Marii Felix


Nenhum comentário:

Postar um comentário