segunda-feira, 10 de abril de 2017

Dicas de acabamento

Por Tuuthy Teixeira




Como boa virginiana que sou, mega perfeccionista haha vou citar algumas dicas que eu, ao longo das encomendas, aprendi e "desenvolvi" pra melhorar os acabamentos das minhas peças em feltro. Lembrando que essas dicas são as minhas opiniões e preferências pra finalização, de repente pra você, nem todas as dicas serão válidas!


- Sabe aquele fiiiiiozinho que a cola quente deixa seguido do uso? Muuuito cuidado pra não criar uma "teia de aranha" em cima da peça haha já vi várias fotos que tem aquele fiozinho inconveniente, o meu olho puxa justo pra esses cuidados! Uma dica legal pra tirar esses fiozinhos e também pra outras finalizações é a PINÇA DE SOMBRANCELHA.


Imagem meramente ilustrativa, retirada do Google

- Cuidado também ao passar muita cola. A gente passa a cola, aperta a peça e o que acontece? Sobra cola pra tudo que é lado haha um simples PALITO DE DENTE resolve nessa hora. Passa o palito, gira ele um pouquinho e pronto, tirou o excesso de cola ❤


Imagem meramente ilustrativa, retirada do Google

- A PINÇA ajuda também a colar micro meia pérola, tirar os fios dos enchimentos entre outras coisas...

- Peças mais finas e compridas a dica de finalização é ir enchendo aos poucos. Pernas, braços, letras... vai caseando, e enchendo. Eu uso um PINCEL velho que esqueci de limpar a termolina e ele ficou durinho haha melhor "utensílio" pra colocar a fibra dentro das peças.


Imagem meramente ilustrativa, retirada do Google

- Pra peças pequenas ou que eu queira deixar mais estruturadas, eu uso o TERMOCOLANTE importado.

- Não trato o feltro, gosto do toque que o feltro tem. Minhas peças são todas feitas para decoração, não vão receber muitos toques de mãos e por isso prefiro não tratar o feltro.

- Quanto a costura, gosto de fazer o MICROCASEADO, mais perto da beirada do feltro e espaçado. Uso LINHA DE COSTURA simples na maioria das vezes, acho ela mais fina e delicada apesar de não ter tanta variedade quanto as de meada. Nas cores eu busco sempre a mais parecida possível, pra que fique bem disfarçado e delicado.


Imagem meramente ilustrativa, retirada do Google

- Quando passo a TERMOLINA nos tricolines que uso para base da guirlanda, pra secar eu gosto de passar no ferro. Isso mesmo, passo a termolina no TRICOLINE e vou direto pro FERRO, ele suaviza aquela mancha molhada que a termolina deixa. E faço o risco com LÁPIS antes!


Imagem meramente ilustrativa, retirada do Google

Já entreguei todos os meus segredos? Será? Hahaha Cada encomenda é uma evolução! Tá bonito? Tá bonito. Tá bem acabado? Tá bem acabado! Tá perfeito? Ainda não tá perfeito, mas estamos trabalhando pra isso hahaha Amoras, nunca deixem de ler, de assistir a cursos, de se aperfeiçoar. Cada um trabalha de um jeito diferente e vocês podem buscar o melhor pra vocês com um pouquinho de cada artesão. O artesanato está em constante evolução e nós também temos que estar sempre, sempre abertas a aprender e evoluir.

Se vocês tem alguma dica que gostariam de compartilhar mandem um email pra gente. Quem sabe rola um post só com dicas de vocês?! Nosso email é amgfeltro@gmail.com
Deixem seus comentário, sugestões, críticas aqui no blog ou na nossa fanpage Amigas do Feltro.

Beijinhos
Tuuthy Teixeira
Sublime Artes em Feltro

Um comentário:

  1. Dicas são sempre bem vindas. Aprender com a experiência de outras artesãs e poder compartilhar as nossas também é muito bom. As mudanças são constantes e o aprendizado é diário.

    ResponderExcluir