quinta-feira, 20 de outubro de 2016

♥ Papeando com a Marii ♥

Oi geeente,
Tudo bom ?? 

O assunto de hoje é muito importante.  
Me responde uma coisa. Você fica muito tempo sentado(a) ?

É super normal sentarmos para trabalhar e quando nos damos conta vemos que estamos ali já tem mais de 3… 4 horas na mesma posição, sentada, correndo com a costura para cumprir as datas de entrega de cada encomenda.
Você sabia que isso não é legal? Vou te contar o por que.

Resultado de imagem para gif costurando

Trouxe esse assunto, pois já vivi na pele um problema de saúde por conta de ficar muitas horas sentadas, principalmente.
Não sou especialista, mas vou contar pra vocês tudo que aprendi devido a essa doença.

Pessoas que passam muitas horas sentadas, podem vir a sofrer com a trombose venosa profunda dos membros inferiores. É claro que a doença não se restringe somente a esse tipo de falta de movimentação do corpo. Ela engloba muito mais do que isso. Cigarro, anticoncepcional e até mesmo pancadas em lugares específicos do corpo pode vir a formar o trombo na sua corrente sanguinea.
A trombose acontece quando em algum vaso sanguineo de seu corpo, o sangue deixa  de fluir e o excesso de sangue parado acaba formando um coágulo. Esse coágulo dificulta a transição do sangue, formando assim a trombose.
E nos piores casos, esse trombo pode se mover pela corrente sanguinea chegando em alguma artéria do pulmão, causando assim a embolia pulmonar.

(Viagem longas por passarem muitas horas sentados)

Em 2011, eu  fui diagnosticada com trombose venosa profunda dos membros inferiores. Eu comecei a sentir minha panturrilha inchada e uma dor na sola do pé surreal. Não conseguia pisar no chão de tanta dor. Sempre trabalhei na frente do computador, e passava a maior parte do meu dia sentada, trabalhando que nem louca, quando dava conta já estava na hora de ir embora (sem contar  o hábito de fumar, sim, eu fumava muito. E usava anticoncepcional vários fatores que me ajudaram a desenvolver essa doença). E com o passar do tempo, descobri que isso tinha começado a comprometer a minha saúde. Comecei a fazer um tratamento com remédio por 6 meses. Fiquei em cima de uma cama com os pés pra cima sem conseguir pisar no chão por 1 mês. E até hoje tenho que fazer exames periódicos para ver como estão as minhas pernas. Minha circulação da perna direita foi 30% comprometida (depois do tramento e tudo mais). E por conta disso tenho que ser mais atenta a todas as minhas ações durante o dia.

Então amigas, fiquem mais atentas a isso. Não fiquem um período muito grande sentadas, movimentem-se!  Olha só esse exercício, é super simples e te ajuda a  colocar o danado do seu sangue para circular durante as horas que estiverem trabalhando.

(Fonte: http://www.drmarcelobdalio.com.br/)

Eu sempre faço, sem contar o hábito de casear andando pelo ateliê. Uma vez ou outra jogo a cadeira pro lado e trabalho andando. Mas confesso que tem dias que me esqueço sentada.. rsrs.. e o final do dia a minha perna direita (onde está comprometida) fica tão inchada, que na hora do banho, eu não sinto a água batendo nela. E ela só volta ao normal quando largo tudo e vou deitar com as pernas para cima. No dia seguinte volta ao normal.

Como disse no início, eu não sou especialista. 
Mas estou contando o pouco que sei pela vivência com essa doença. Dá pra evitar, viu? Vamos  cuidar da nossa saúde para que possamos continuar decorando o mundo com os nossos mimos.


Em caso de suspeita, procure um médico.
E me diz, você já foi vítima da Trombose? 
Conte para gente aqui nos comentários!

E me diga,  vamos falar de que na próxima quinta?
Se tem sugestão mande um e-mail para amgfeltro@gmail.com

Beijos e até semana que vem!
Marii Felix






7 comentários:

  1. Adorei suas dicas Marii,serve de alerta p todas nós artesãs,assim como os membros inferiores tbm é necessário fazer alongamento dos membros superiores,eu tbm já desenvolvi um problema nos dedos devido ficar muito tempo bordando ponto cruz, o dedo em gatinhos,quando abria as mãos ñ conseguia mais fechar os dedos ficavam travados. Só depois de muita fisioterapia q voltou ao normal e hoje ñ posso mais bordar com a mesma intensidade q antes pq corre o risco de voltar. Então fica a dica, alongamento sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Tati!
      São perigos que só percebemos quando acontecem. Por isso é bom sempre lembrar de alongar, levantar, andar... c olocar o sangue pra circular.
      Fico feliz que tenha gostado!

      Excluir
  2. Arrasou Mari!!! Importantíssimo esse assunto principalmente pra nós que trabalhamos sentadas o tempo todo!! Todo cuidado é pouco!! Estreou já bombando!! É isso ai!! Muito orgulhosa de voce viu amore? Bjo grande sucesso em dobro!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Di, é muito importante e as vezes por falta de atenção e aí mora o perigo! Todo cuidado é muito muito pouco. Nossa saúde em primeiro lugar sempre !! :)
      Minha amiga, obrigada pela sua torcida. Pessoa mais que querida em minha v ida!! Beijos

      Excluir
  3. Eu tenho a mania de casear andando e pensei q era loucura minha!e sempre faço pausa para um cafezinho ou esticar as canelas,ainda faço caminhada,mas com certeza cometo erros ,toda atenção é pouca quando se trata de nossa saúde. Muito obrigada pelas informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooh, tá vendo ?? Você está mais que certa! Um alongamento entre uma pausa e outra é fundamental. Com cafezinho entãoo... delíciiia!!! :) Beijooos querida!

      Excluir
  4. Eu tenho a mania de casear andando e pensei q era loucura minha!e sempre faço pausa para um cafezinho ou esticar as canelas,ainda faço caminhada,mas com certeza cometo erros ,toda atenção é pouca quando se trata de nossa saúde. Muito obrigada pelas informações.

    ResponderExcluir