quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Chá com Arte Pel Artes


Sou Pel Couto, do ateliê Pel Artes. Tenho 33 anos, sou Pedagoga e artesã. É com muita alegria e uma imensa gratidão que estou partilhando esse projeto para vocês.
Confesso que a felicidade não cabe em mim. Há 3 anos, inicie minha vida nesse mundo encantado do feltro. Sei que muito tenho a aprender, mas é bom saber que estou seguindo no caminho certo. Tudo começou em uma mesinha de plástico, para a confecção de uns dedoches. Hoje tenho meu ateliê e quem me conhece, sabe que es parte de mim, (Gratidão a Deus). Esse ano de 2017 está sendo meu ano. Acreditem! Fui para Mega Artesanal a convite da Feltro Santa fé. (Que alegria!) Mais uma prova de que vale sonhar e que podemos alcançar nossos sonhos.

Faça o que for, que seja com amor, capricho e dedicação, esses ingredientes ficam visíveis quando finalizamos uma peça.



1º: Em 2014 resolvi fazer um pequeno presente, e a partir daí que tudo começou... Virou a minha paixão, foi um “casamento” que deu certo. Desse dia em diante, fui me apaixonando por cada detalhe do artesanato em feltro. O encantamento e a versatilidade do feltro, abriu portas e me trouxe até aqui. 



2º: Ao iniciar, não tinha noção de muita coisa, mal sabia que existia tão grandes artesãs, mas na busca por conhecimentos, e inspirações na internet, encontrei o blog da Érica Catarina, e Fernanda Lacerda. A delicadeza dos pontos de ambas encheu os meus olhos de encantamento. A partir daí começou uma admiração.



3º: Na arte é imprescindível a definição do artista. Reconhecer o autor pela obra é um dos pontos principais pois assim caracteriza a peculiaridade do artesão, dessa maneira, imprime a identidade do artista. Encontrei esse caminho, pesquisando, estudando, e acima de tudo me inspirando. Me identifico com peças delicadas, e com micro caseados.



4º: Não, por incrível que pareça! Sempre penso em continuar. “NÃO HÁ VITORIA SEM LUTA”. Um dia um pouco cansada, no outro bem motivado, ver a peças prontas é bastante satisfatório e motivador. 



5º: O meu coração é divido com a pedagogia, e a arte em feltro, trabalho numa escola com a educação infantil, em dois turnos, e a noite me dedico ao meu ateliê. Em alguns finais de semana, faço questão de dar prioridade ao lazer e feltro, sem parar! 



6º: Desde que o artesanato em feltro virou paixão, se tornou também negócio, e a minha vida não é mais a mesma. Consigo realizar planos financeiros com a renda que o artesanato me resulta. 



7º: Não tenho ajuda na parte prática, porém, desde que iniciei no feltro, tenho total incentivo e apoio e carinho da minha família e bons amigos. E isso é motivador! 



8º: Pretendo fazer com que pessoas, assim como eu, se apaixone pelo feltro, através de cursos, das minhas produções e também planejo montar um ateliê comercial. Será um grande passo na minha vida. Quero muito alcançar outros estados através da minha arte em feltro, e até promover cursos para pessoas dependentes. Acredito que a arte em feltro pode fazer essas mudanças. 



9º: A evolução da arte em feltro tem acontecido de uma maneira avassaladora, novas técnicas vem surgindo, trazendo inovações de modo que o artesanato em feltro, fique cada dia mais bonito. Técnicas como: decoupagem, bonecos que ficam de pé, rostos realistas, bonecos 3D são algumas das descobertas, que vem ampliando a cada dia o mundo colorido do artesanato. A inovação dos feltros em cores, brilhos e texturas, vem aparecendo cada dia mais. 



10º: Todo artesão se sente valorizado, quando a sua arte é divulgada. Nós, necessitamos de qualquer meio de comunicação que deixe em em evidencia o seu trabalho. A página AMIGAS DO FELTRO, tem feito uma diferença crucial para nós artesãs, pois oportuniza a nós artesãs mostrar um pouco do que somos e o que nos tornamos através da arte em feltro. Fica aqui o meu sincero agradecimento que faz desse sonho virar realidade. 






Um comentário: