quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Chá Com Arte - Desastres de Sofia Lima


Olá, chamo-me Sofia Lima, tenho 42 anos e sou a artesã dos Desastres de Sofia.Lima.
Sou portuguesa, licenciada em educação de infância, sou casada e mãe do Jorge (com quase 12 anos), da Laura (de 9 anos) e da Maria Luísa (de 4 anos).


 Antes de mais queria agradecer o convite para participar no Chá e poder contar um pouco da minha história.
Desde pequena que convivo com o artesanato através da minha mãe que sempre gostou e fez artesanato. Apaixonei-me pelo ponto cruz e durante anos fiz muitos trabalhos que oferecia a familiares e amigos, para os seus filhos. Cresci e fiz também para os meus...
Descobri o feltro em 2013...
Tinha deixado de trabalhar como educadora de infância, vi alguns trabalhos em revistas e resolvi experimentar.  Comecei por fazer pequenas peças para oferecer mas rapidamente familiares e amigos começaram a fazer pedidos e em Agosto de 2013 criei a página Desastres de Sofia.Lima no Facebook como forma de divulgar o meu trabalho.
Nessa altura ainda fazia muita coisa em ponto cruz mas rapidamente o feltro ganhou destaque e hoje em dia trabalho essencialmente com ele.




 No início fui inspirada pelos trabalhos de várias artesãs: Graça Dores (da Gracinhas Artesanato), Carmen Silvia, Mila Albiani, Érica Catarina, Ane Sousa, Dani Schick, Fernanda Lacerda...
Não poderia deixar de referir também a minha querida amiga Ana Claudia Niero, artesã de mão cheia, com quem tanto aprendi e continuo a aprender.



 Creio que cada um de nós acaba por ter o seu estilo próprio... 
Eu uso muito material criado por colegas artesãs, quer sejam apostilas/ tutoriais pagos ou disponibilizados gratuitamente mas sempre damos o nosso toque particular. 
Já me vou aventurando a fazer alguns moldes mas coisas simples :)
Acho que ainda estou à procura do meu caminho no mundo do feltro... e a viagem tem sido uma delícia :)




Desistir do feltro não... gosto muito de feltrar e não me imagino a parar...
Já pensei sim, em desistir de divulgar os meus trabalhos pelas redes sociais... algumas vezes fui confrontada com situações desagradáveis que me fizeram pensar em "desaparecer"... mas depois o carinho que recebo de tantos seguidores da página  fazem repensar a decisão e continuo...




 Ui... o meu dia-a-dia é feito dia a dia mesmo 😂😂
Sou mãe de 3 crianças: o Jorge com 11 anos (quase 12!!), a Laura de 9 anos e a Maria Luísa de 4 anos. A minha vida gira em torno deles. Para além do trabalho com o feltro, dou aulas de Expressão Plástica no Agrupamento de escolas daqui. Então, agora estamos em período de férias de verão mas começando a escola o dia a dia fica bem corrido. Normalmente de manhã levanto-me pelas 6h30. Oriento a saída das crianças para as escolas (que implica duas viagens de carro), trato da casa e dedico-me aos feltros. Da parte da tarde tenho as aulas de Expressão Plástica e as atividades extra curriculares das crianças. Quando preciso (e o João Pestana me deixa ;) ) trabalho com os feltros depois das crianças dormirem...
Ah... e agora pelo meio temos mais um elemento cá em casa: uma Labrador de 3 meses que também ocupa grande parte do meu dia 😄😄




6 Neste momento o artesanato para mim é um hobby que se paga a ele mesmo. Gostaria muito de tornar o meu hobby num negócio mas até agora tal não foi possível...




7 Tenho uma família fantástica que me apoia a 200%. 
Sem o apoio do meu marido e dos meus filhos jamais poderia dedicar tanto tempo aos feltros. Os meus pais também ajudam bastante, quer com as crianças, quer com os feltros (neste último a ajuda é só da minha mãe que o meu pai e a costura não são muito próximos 😂).




8 Uma das metas que tenho seria conseguir conciliar duas das minhas paixões: o feltro e a educação de infância. Adoro fazer workshops de feltro para crianças.




9 Sou portuguesa e aqui o feltro não tem a divulgação nem a variedade que vejo aí no Brasil. Mesmo assim este ano, na Feira Internacional de Lisboa constatei que também por cá os feltros vão ganhando espaço e surgindo mais oferta deste tipo de material.
Este ano assistimos ao surgir de muitos materiais novos, técnicas inovadoras, apostilas/tutoriais deliciosos e cursos excelentes que, com certeza irão acrescentar mais valor ao nosso trabalho. 




10 Sou suspeita para falar... Adoro a página das Amigas do Feltro.  Foi através da página das Amigas e da divulgação dos meus trabalhos pela Kah que a minha página teve uma maior visibilidade. É um orgulho e uma alegria muito grande sempre que vejo um dos meus trabalhos publicados na página! E só tenho a agradecer!
Depois, durante mais de um ano ajudei como ADM e gostei muito de fazer parte dessa equipa.
Sempre fico deliciada quando preciso de algum molde e vou à procura nos álbuns das Amigas e vejo a quantidade de material que a Kah tão generosamente separou e organizou. Por isso, SIM, sem dúvida alguma que a página das Amigas do Feltro faz A diferença no artesanato em feltro 😍

                                                                     
Desastres de Sofia.Lima


12 comentários:

  1. Que linda você é Sofia!
    Obrigada pelo carinho em citar meu nome como uma de suas inspirações, me sinto honrada. Você me transmite muita alegria nas fotos que publica quando está produzindo, adoro! seus trabalhos são lindos e traz sim muita personalidade! Fiquei feliz em conhecer um pouquinho mais de vc. Parabéns e sucesso!!❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que tenho de agradecer!! Muito obrigada Carmen! Seu trabalho é uma verdadeira inspiração para mim!! Estou de ❤ cheio!! 💞💞💞

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhhhhhhhhh!!! Só pude chegar agora!!! Mas amei!!!! O jeito doce e encantador da Sofia está refletido nas peças que faz!!! É uma pessoa que cresce a cada dia em qualidade, carinho e dedicação no que faz!!! parabéns minha amiga querida!!! Você é especial!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ❤❤❤ Obrigada Ana!! Foi graças a artesãs e amigas como tu que fui aprendendo! Sou tua Fã número 1!! Tu sabes!! Muito obrigada pelas tuas palavras e por TUDO!! ❤❤❤

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Posso afirmar que a Sofia é a pessoa mais querida e fiel que já conheci nesse mundo do Feltro. Meu primeiro contato com ela foi após ver o qto ela curtia tudo que eu publicava e era sempre querida com todos. Com esse coração enorme ela participou do projeto do cabelo amigo, campanha que criei de arrecadação de chaveiros pra ajudar as crianças com câncer e ela enviou o material direto de Portugal... ela ganhou meu coração e esteve ao.meu lado como administradora da página e com certeza foi a melhor pessoa que tive ao meu lado desde que comecei. 9brigada Sofia por tantas horas de conversas, risadas e choros, agradeço a Deus por pode fazer parte da sua vida😍😍😍😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnn... Assim não vale!! Deixaste-me sem saber o que responder...
      Muito obrigada Kah!! Pela tua amizade, pelo carinho, pelo apoio... por TUDO!!
      #adistâncianãodiminuiaimportância ❤❤❤

      Excluir
  5. Amiga, linda.
    Não a conheço pessoalmente mais esta em meu coração.
    Torço, pra que alce vôos altos.
    Obrigada, por todas as vezes que precisei, estava disposta a me ajudar.
    Parabéns, pelos seus trabalhos.
    Lindíssimos, delicados.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço Selma pelas suas palavras de encorajamento. Sempre gentil nos seus comentários. Muito obrigada!! ❤

      Excluir
  6. Amiga, linda.
    Não a conheço pessoalmente mais esta em meu coração.
    Torço, pra que alce vôos altos.
    Obrigada, por todas as vezes que precisei, estava disposta a me ajudar.
    Parabéns, pelos seus trabalhos.
    Lindíssimos, delicados.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Amiga, linda.
    Não a conheço pessoalmente mais esta em meu coração.
    Torço, pra que alce vôos altos.
    Obrigada, por todas as vezes que precisei, estava disposta a me ajudar.
    Parabéns, pelos seus trabalhos.
    Lindíssimos, delicados.
    Obrigada.

    ResponderExcluir