quarta-feira, 7 de junho de 2017

Chá da tarde com Tatiana - TatiSakura Artesanatos



Olá, sou a Tatiana, do ateliê Tatisakura Artesanatos e do Amigas da arte. Tenho 36 anos, formada em podologia, mas meu amor pelo artesanato falou mais alto. Sou natural de São Paulo, mas por enquanto estou morando na cidade de Hortolândia/SP, até costumo brincar que é meu retiro temporário para aprendizado e crescimento profissional, pois foi aqui que conheci o feltro, e meu maior sonho se realizou que foi dar inicio ao meu ateliê e dar aulas, mas ainda volto para Sampa. Já estou no ramo de artesanato há 18 anos, mas era apenas um roby, comecei com bordados, depois fui para o MDF, pintura em tecido e por fim o feltro, que foi o que me completou.  Hoje minha linha de produção no ateliê é o feltro e pintura em tecido, também dou aulas na cidade de feltro e bordados, e no Amigas da arte desenvolvo projetos com minha amiga e faço a produção das peças em feltro.


No começo de 2016 minha mãe assinou um site de cursos e lá viu alguns trabalhos em feltro e ficou doida, na hora me chamou para ver e claro eu amei a ideia de aprender a fazer, escutava que estava em alta, e me traria toda a experiência do bordado de volta, na mesma hora procurei uma artesã que desse curso de feltro e não larguei mais.



Eu tenho algumas artesãs que adoro o trabalho, mas minhas maiores inspirações foram e são:
- Fernanda Lacerda da Boutique do feltro, que me inspirar com seus lindos trabalhos.
- Vanessa Fidelis, da Fofurices Bella Manu, sou fã dos trabalhos dela, colecionadora de suas apostilas, além de admirar sua simplicidade e carisma toda vez que converso com ela.
- E claro a responsável pela minha inicialização no feltro, minha professora e amiga Giovana, a quem devo tudo o que aprendi sobre o feltro, quem me motiva, orienta, me apóia, além de eu ser fã de carteirinha de seus trabalhos.



Sim, o estilo da artesã acaba sendo sua marca registrada, sempre tem aquele toque que fica como marca para quem vê um trabalho pronto logo diz é de “tal artesã”. Mas uma coisa é fato, todo estilo nasce de uma inspiração, e não vejo isso como ponto negativo, desde que ele seja apenas inspiração e não plágio.. Acredito que eu ainda esteja desenvolvendo meu estilo, na verdade nosso estilo, pois eu e minha melhor amiga a Raquel Barbi sempre falamos que um dia iríamos trabalhar juntas, e chegou à hora sem percebermos graças ao convite de vocês.




Em desistir não, mas já passei por aquele momento em que me questionei se eu estava no caminho certo, que batia aquela insegurança se estava dando o meu melhor, mas me pego no amor pelo meu trabalho, nas minhas metas e sigo em frente.



Conte-nos um pouco sobre seu dia-a-dia
Bem no período da manhã eu ajudo com os afazeres da casa. No ateliê adotei algumas regras de organização, então o horário de funcionamento é das 13:00 as 21:00hs, o que separei da seguinte forma:
Segunda: Montagem e envio de orçamento, o horário restante fico na produção.
De terça a sexta: 13hs inicio as atividades verificando e-mails e redes sociais, depois desconecto e vou produzir. Às 19:00 faço uma pausa e aproveito para olhar redes sociais e e-mail até as 19:30hs que é o horário que volto para a produção. As 21:00hs encerro as atividades formalmente, pois sempre damos um jeito de esticar caseando, mas de uma forma mais ligth RS.



Não posso dizer que já estou ganhando o que coloquei como meta, até mesmo porque o ateliê começou a funcionar efetivamente no dia 02/08/2016, mas que já tenho minha renda sim, e que sei que logo alcançarei o que planejei. Todo e qualquer trabalho ele depende de amor e dedicação, no começo nada é fácil, mas com certeza seguindo a receita é possível, e sei que estou no caminho certo.



Sim, minha sobrinha de 5 anos é minha maior motivadora, foi quem me deu coragem a seguir meu sonho, tanto que é mascote do ateliê, sempre está aqui querendo ajudando no que pode e dando seus palpites e avaliações nos trabalhos. Tem meu sobrinho de 1 ano e 6 meses, e acredite é outro que me enche de motivação só do jeito que ele fica doido ao ver um trabalho pronto, para ele que fiz meu primeiro tema de aniversário em feltro, acredito muito na sinceridade de uma criança, e nada melhor que ver o brilho nos olhos deles com meus trabalhos. Minha mãe a minha maior incentivadora e ajudante, alias esse dom vem dela, uma artesã de mão cheia também, cresci a vendo tricotar e fazer lindos quadros em tinta a óleo e diversos outros tipos de artesanatos. Meus pais cederam metade da lavanderia para eu montar meu ateliê, meu pai pensou em toda a iluminação para que eu possa trabalhar de forma adequada, em persiana para que eu tenha privacidade, fora os móveis e prateleira, ele é quem sempre entra nas minhas loucuras de o que mudar e faz, pode até de inicio falar que não RS, mas sempre faz.  Também tem minha irmã, minha prima, uma amiga e um amigo muito especial, pessoas que estão sempre me incentivando, me dando idéias e ajudando cada um da forma que pode e no setor que conhecem, pessoas a quais tenho total gratidão.



Minha meta é continuar me dedicando pelo crescimento do meu ateliê, conseguir levar as minhas clientes todo amor e dedicação que coloco em cada peça que faço, aperfeiçoando cada vez mais os meus trabalhos. E agora me dedicar ao projeto que tenho em conjunto com minha amiga Raquel que é o “Amigas da Arte”, que tem como objetivo trazer projetos diferentes em feltro e pintura em tecido.



Percebi que cada vez mais as artesãs estão melhorando técnicas e trazendo novas propostas usando o feltro, o que enriquece cada vez mais essa arte tão linda. Alem dos fornecedores que estão cada vez com mais novidades interessantíssimas, o que nos ajuda em nossas produções e criações.



Com toda a certeza, no começo ajudou com moldes disponíveis, dicas, interessantes para iniciantes. Depois por ser uma grande ferramenta de comunicação entre nós artesãs, também é uma fonte de informação para entendermos o que o mercado do feltro tem a nos oferecer e o que podemos aproveitar disso. Fora o reconhecimento que dão ao meu trabalho e de outras artesãs compartilhando nossas peças, isso nos incentiva muito. Mas em especial essa oportunidade de participar do chá da tarde, graças a essa chance o que era um sonho de duas grandes amigas trabalharem juntas, virou realidade, pois com isso nasceu o “Amigas da Arte” e desenvolvemos nosso primeiro projeto que foi feito com todo o carinho para presentear vocês, e esperamos que gostem, e com toda certeza agora traremos muito mais coisas. Agradecemos as responsáveis da página por terem sido as incentivadoras para que começássemos a realização desse projeto. Para quem quiser acompanhar esse nascimento que se dá hoje serão muito bem vindas.






   Tatiana de Andrade Silva  
Ateliê Tatisakura Artesanatos
         Professora / Artesã 
         (19) 98201-6760 Tim / Whatsapp 
         (19) 99976-4952 Vivo 
      

7 comentários:

  1. Tati, parabéns pelo seu trabalho lindo e perfeito! É muito talento e amor envolvidos!... E que bom ter vc como inspiração!!! Te desejo todo sucesso do mundo! ��������������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O minha linda, obrigada de coração, me fez chorar aqui

      Excluir
  2. Tati , foi um prazer pode conhecer mais de você e de seus lindos trabalhos, parabéns ...pura inspiração para nós!
    Desejo todo sucesso sempre!
    Beijos!😀😘

    ResponderExcluir
  3. Oi Gilmara, muito obrigada pelo carinho, isso é combustível para mim <3

    ResponderExcluir