quarta-feira, 17 de maio de 2017

Chá Da Tarde Com Mônica Pereira


Olá sou a Monica Pereira proprietária do Atelier Mony Pereira.


Comecei a trabalhar com feltro em 2015, na época eu trabalhava com lembrancinhas em acrílico para maternidades, foi ai quando uma mãe me enviou uma foto de um chaveiro em feltro, perguntando se eu poderia fazer as dela, demorei alguns minutos para responder e comecei a pesquisar o material, como fazia, como aprender, pesquisei, aprendi, atendi a cliente e não parei mais de trabalhar com o feltro.


Minha inspiração foi a Artesã Erica Catarina, eu ficava encantada com o trabalho que fazia, a minha primeira boneca fiz através dos moldes gratuitos da Erica, através do blog Ei menina aprendi muita coisa bacana.




Acho superimportante ter um estilo, uma personalidade, de inicio eu seguia a risco as peças das apostilas de outras artesãs, mas com o tempo fui descobrindo que posso mais, hoje todas as minhas tem o meu toque, desenvolvo peças diferente, pois ai está o grande diferencial. Sempre assisto filmes, busco no Google sobre o tema e ai surge às ideias.


Sim, pensei, bem no inicio, desanimei... Eu olhava as postagens e via tantas peças lindas, quando eu fazia não ficava igual, batia aquela tristeza, mas eu sempre fui persistente, costumo dizer que quando eu quero algo já tenho 50% ai é correr atrás do restante. Então comecei a estudar, encontrei muito material gratuito no Google, vídeos no Youtube e minhas peças começaram a mudar, fui encontrando o caminho até consegui deixar minhas peças bem legais.



Meu dia- a -dia é tranquilo, me organizo para isso. Geralmente acordo cedo, tomo café da manhã e em seguida começo meus projetos, riscar, cortar, casear ou costurar, faço até as 12:00hs, onde faço uma pausa para cuidar do almoço e cuidar da casa, feito almoço e por volta da 15:00hs eu retorno as atividades, monto as peças, faço orçamentos, respondo mensagens, no período da tarde trabalho até as 19hs. Procuro sempre seguir essa rotina, pois assim dou conta do meu trabalho e dos meus compromissos.



O artesanato em feltro hoje é a minha única renda, sou Formada em Gestão Financeira, sempre trabalhei fora, mas quando descobri minha paixão pelo feltro optei por me dedicar só ao feltro, hoje a minha renda é compatível com o que ganhava trabalhando fora, e em casa tudo mais cômodo, pois sou casada e tenho uma filha de 16 anos para cuidar.
Contudo optei por formalizar minha situação, tendo em vista que ser artesã é uma profissão me tornei MEI (Micro empreendedor individual) faço mensalmente minha contribuição ao INSS o que me deixa mais tranquila.



Tenho total apoio da minha família, mas de inicio não foi fácil, as pessoas não levam nosso trabalho a sério, acham que se estamos em casa estamos disponível para tudo o tempo todo, não entendem que artesanato é trabalho. Hoje sim posso dizer que em casa essa fase já passou, todos entendem meu horário de trabalho, me ajudam com as tarefas de casa, tenho o apoio de meu esposo principalmente para as idas e vindas ao correio, é muito importante o apoio familiar




 Quando comecei a trabalhar com o feltro eu desejava fazer peças iguais as de outras artesãs, depois quando minhas ficavam iguais as de outras artesãs eu me dei a meta de fazer peças diferentes, e hoje eu alcancei essa meta, já desenho minhas peças e inclusive faço apostila para que outras artesãs também possam reproduzir... E agora minha meta é transformação, quero descobrir algo novo, algo diferente... Eu acredito que podemos ir além com esse material (FELTRO) que já nos possibilita tantos sonhos.


Tenho notado e acredito que mudanças ainda estão por vir no artesanato em feltro, as fabricas estão renovando, chegando produtos novos no mercado onde automaticamente obriga os fabricantes pioneiros a nos fornecer algo melhor, algo inovador.
Precisamos de produtos bons, cores vibrantes, alegres, desenhos fantásticos para que possamos ter algo diferente para ofertar aos nossos clientes.
A concorrência está enorme e com certeza terá crescimento, boas vendas, reconhecimento, as pessoas que tiverem algo novo e diferente.



A pagina Amigas do feltro é um grande incentivo, estou muito feliz com essa parceria, muita agradecida especialmente a Kah Klein que tem me dado grande apoio com as divulgações. O trabalho da página Amigas do feltro é preciso pois com certeza ajuda muitas meninas que estão começando agora, que estão em busca de apoio e conhecimento.
Agradeço imensamente por este chá do tarde maravilhoso desejando a todas (os) sucesso !!!

Apostila Pirata
Presente da nossa amiga e parceira





4 comentários:

  1. Me encantan las entrevistas que hacéis a todas las artesanas, así, ponemos cara a los atelier. Enhorabuena. Soy seguidora de Mony Pereira, me encantan sus trabajos, y quiero agradecerle el gran detalle que ha tenido con nosotras. Un bico a todas.

    ResponderExcluir
  2. Amei poder conhecer um pouquinho da Mônica e ver seus trabalhos maravilhosos! Sucesso pra você Mony Pereira!
    Bjs! ������

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostaria de adquirir a apostila Profissões, como faço?
    Já mandei email e estou no aguardo da resposta.
    Obrigada!

    ResponderExcluir