quarta-feira, 25 de outubro de 2017
Chá com Arte Pel Artes
Sou Pel Couto, do ateliê Pel Artes. Tenho 33 anos, sou Pedagoga e artesã. É com muita alegria e uma imensa gratidão que estou partilhando esse projeto para vocês.
Confesso que a felicidade não cabe em mim. Há 3 anos, inicie minha vida nesse mundo encantado do feltro. Sei que muito tenho a aprender, mas é bom saber que estou seguindo no caminho certo. Tudo começou em uma mesinha de plástico, para a confecção de uns dedoches. Hoje tenho meu ateliê e quem me conhece, sabe que es parte de mim, (Gratidão a Deus). Esse ano de 2017 está sendo meu ano. Acreditem! Fui para Mega Artesanal a convite da Feltro Santa fé. (Que alegria!) Mais uma prova de que vale sonhar e que podemos alcançar nossos sonhos.
Faça o que for, que seja com amor, capricho e dedicação, esses ingredientes ficam visíveis quando finalizamos uma peça.
1º: Em 2014 resolvi fazer um pequeno presente, e a partir daí que tudo começou... Virou a minha paixão, foi um “casamento” que deu certo. Desse dia em diante, fui me apaixonando por cada detalhe do artesanato em feltro. O encantamento e a versatilidade do feltro, abriu portas e me trouxe até aqui.
2º: Ao iniciar, não tinha noção de muita coisa, mal sabia que existia tão grandes artesãs, mas na busca por conhecimentos, e inspirações na internet, encontrei o blog da Érica Catarina, e Fernanda Lacerda. A delicadeza dos pontos de ambas encheu os meus olhos de encantamento. A partir daí começou uma admiração.
3º: Na arte é imprescindível a definição do artista. Reconhecer o autor pela obra é um dos pontos principais pois assim caracteriza a peculiaridade do artesão, dessa maneira, imprime a identidade do artista. Encontrei esse caminho, pesquisando, estudando, e acima de tudo me inspirando. Me identifico com peças delicadas, e com micro caseados.
4º: Não, por incrível que pareça! Sempre penso em continuar. “NÃO HÁ VITORIA SEM LUTA”. Um dia um pouco cansada, no outro bem motivado, ver a peças prontas é bastante satisfatório e motivador.
5º: O meu coração é divido com a pedagogia, e a arte em feltro, trabalho numa escola com a educação infantil, em dois turnos, e a noite me dedico ao meu ateliê. Em alguns finais de semana, faço questão de dar prioridade ao lazer e feltro, sem parar!
6º: Desde que o artesanato em feltro virou paixão, se tornou também negócio, e a minha vida não é mais a mesma. Consigo realizar planos financeiros com a renda que o artesanato me resulta.
7º: Não tenho ajuda na parte prática, porém, desde que iniciei no feltro, tenho total incentivo e apoio e carinho da minha família e bons amigos. E isso é motivador!
8º: Pretendo fazer com que pessoas, assim como eu, se apaixone pelo feltro, através de cursos, das minhas produções e também planejo montar um ateliê comercial. Será um grande passo na minha vida. Quero muito alcançar outros estados através da minha arte em feltro, e até promover cursos para pessoas dependentes. Acredito que a arte em feltro pode fazer essas mudanças.
9º: A evolução da arte em feltro tem acontecido de uma maneira avassaladora, novas técnicas vem surgindo, trazendo inovações de modo que o artesanato em feltro, fique cada dia mais bonito. Técnicas como: decoupagem, bonecos que ficam de pé, rostos realistas, bonecos 3D são algumas das descobertas, que vem ampliando a cada dia o mundo colorido do artesanato. A inovação dos feltros em cores, brilhos e texturas, vem aparecendo cada dia mais.
10º: Todo artesão se sente valorizado, quando a sua arte é divulgada. Nós, necessitamos de qualquer meio de comunicação que deixe em em evidencia o seu trabalho. A página AMIGAS DO FELTRO, tem feito uma diferença crucial para nós artesãs, pois oportuniza a nós artesãs mostrar um pouco do que somos e o que nos tornamos através da arte em feltro. Fica aqui o meu sincero agradecimento que faz desse sonho virar realidade.
quarta-feira, 18 de outubro de 2017
Chá com Arte - Ateliê Ponto e Corte – Jeane Tavares
Olá, sou Jeane Tavares dona do Ateliê Ponto e Corte – Jeane Tavares.
Quero imensamente agradecer a Kah pelo convite, para contar um pouco da minha história com feltro.
1. Sou pedagoga de formação acadêmica, sempre gostei de presentear os meus alunos com algo feito por mim, daí surgiu a ideia de presenteá-los com um nicho no tema de pássaros para as meninas e feito leão para os meninos feito de feltro.
O artesanato sempre teve presente na minha vida desde criança a primeira coisa que aprendi foi o crochê aos 9 anos de idade, em seguida o ponto cruz, artes com materiais recicláveis, E.V.A .
2. Comecei no final do ano de 2014 confeccionando pássaros e leões para os meus alunos. A minha inspiração foi a Fernanda Lacerda que conheci através de vídeos no youtube e logo tive o prazer de conhecê-la e passar um dia com ela no workshop. Aqui em Salvador, onde aprendi algumas técnicas que, onde pude aperfeiçoar o meu trabalho.
3. Acedito que com a pratica, podemos conquistar o nosso próprio estilo, onde quem ver reconhecera de imediato que a peça é sua. Me apaixonei pelo feltro e a cada peça que faço aprendo mais e me aperfeiçoou deixando-as cada vez mais bonitas e delicadas. Sempre estou pensando em projetos diferentes para realiza-los.
4. Não. O artesanato para mim é muito importante, é o que gosto de fazer, me sinto realizada. Fico feliz em cada projeto que faço executo. Pois quando sentimos prazer no que fazemos o resultado é sempre o melhor.
5. Gostaria muito de ter mais de 24 horas, pois 24 horas para mim é pouco. Rsrs.
Como leciono pela manhã, realizo os trabalhos com feltro no período da tarde e da noite. Divido da seguinte maneira: pela manhã exerço a profissão de pedagoga, quando chego a tarde cuido da casa e dos filhos. As 15 horas inicio o trabalho com o feltro e encerro as 23 horas.
6. Sim, pois complementa a renda e até as vezes supera o salário de pedagoga, sem contar que me sinto realizada em exercer a profissão de artesã.
7. Tenho apoio de meus filhos que sempre estão do meu lado para me incentivando com muito amor.
8. Desejo sempre está me superando, adquirindo conhecimento para que cada projeto que realize fique perfeito.
Claro que almejo um dia trabalhar só como artesã, é o meu principal objetivo.
9. Materiais que nos permitem facilitar na produção de peças com mais qualidade, deixando-as cada dia melhor, e ao oferecer peças de qualidade aos nossos clientes, deixando-os mais satisfeitos e felizes com o resultado.
10. E como faz através dela meu trabalho foi reconhecido por mais pessoas, sem contar o carinho que vocês têm por cada uma de nós artesã, nos proporcionando a divulgação dos nossos trabalhos. Lembro que a sua página compartilhou pela primeira vez uma peça minha, uma boneca princesa. Fiquei imensamente feliz e boba. E agora estou mais ainda por ter sido convidada a contar um pouco da minha história com feltro.
Estou imensamente lisonjeada de estar compartilhando o meu trabalho e a minha trajetória. Obrigada de coração pela oportunidade. Que o Senhor continue com vocês concedendo sabedoria a cada uma e continue contigo.
quarta-feira, 11 de outubro de 2017
Chá com Arte - Algodão Doce Feltros
Olá Meninas e Meninos, meu nome é Vânia Bueno, tenho 33 anos, casada e mãe de 03 filhos ( Bruna, Nicolas e Maria Eduarda).
Moro em Salto de Pirapora interior de São Paulo. Trabalho com feltro a um pouco mais de 2 anos e meio... no qual é a minha profissão e é a principal fonte de renda em casa!
♡ Conheci o feltro quando estava grávida da minha caçula ... que hoje tem 06 anos... fiz algumas coisinhas para o enxoval...e só! Depois de 04 anos nos reencontramos novamente ... e foi paixão verdadeira! Rsrs
♡ Na época assistia muito o programa Mulher .. e me inspirava muito na Mônica Forti e Carmen Silva.
♡ Eu acho que o estilo que devemos seguir é o do coração... pois no feltro não existe um estilo certo ... tudo é válido e tudo é aproveitado! Acredito que apenas temos que deixar fluir... !
♡
Confesso que já pensei em desistir sim... pela falta de reconhecimento! Muitos classificam o artesanato como " coisas pra destrair a mente" ... e que fazemos por estar a toa!
Isso me intristeceu muito nesses últimos dias .... mas Deus é tão bom comigo ... que logo me ajudou a superar isso. Pois o Dom que tenho vem dEle !!!
♡
Não tenho uma rotina fixa ... pois cuidar de casa, filhos e marido é ter que se virar nos 30.
Mas levanto as 06h ( crianças pra escola )
Arrumar a casa e no almoço meu marido me ajuda muito .... normalmente tiro o horário da tarde até umas 23h para costurar .
♡ O artesanato em feltro... é a principalfonte de renda em casa!
♡ Tenho apoio sim... toda minha família me apoio muito, com divulgação dos meus trabalhos... indicações. Marido e filha também ajuda a confeccionar quando o prazo aperta ...rsrs
♡ Se eu dissesse que não desejaria reconhecimento estaria mentindo ...rsrs
Quero ser reconhecida e valorizada ...o resto vem junto!
♡ Eu percebi que o feltro teve uma expansão muito grande .. muitas pessoas estão iniciando neste mundo mágico do feltro onde tudo que se pode imaginar pode ser criado.
Um mundo onde poucos conheciam e hoje tem acesso com muita facilidade!
♡ Faz muita diferença sim... pois foi através dela que pude me aprofundar mais no feltro... com moldes gratuitos... com divulgação de trabalho e de página... conheci inúmeras artesã altamente habilidosas , as quais servem de inspiração pra muitas , inclusive Eu!!!
Sai do anonimato... e tenho graças a Deus muitos clientes, através da sua página!
Somente tenho a agradecer pelo seu trabalho maravilhoso que abraça a todas nós!
Deus abençoe grandemente sua vida! ♡
Vânia Bueno